Unidade de Saúde oferece atendimento especializado contra dengue
Em funcionamento desde o mês passado, o Pronto Atendimento (PA) da Dengue, instalado em Ilhéus, já atendeu a 2.109 pacientes com suspeita de contaminação pela doença, segundo dados consolidados pela Secretaria de Saúde do Município (Sesau). A unidade, que atende somente casos suspeitos de dengue, funciona no Centro Municipal de Atendimento Especializado (CEMAE), na Rua Major Homem Del Rey, nº 100, próximo ao Hospital São Jorge, bairro Cidade Nova, Centro, de segunda a sexta-feira, das 07 as 17h.
Segundo o chefe do departamento de Vigilância à Saúde da Sesau, Antonio Firmo, a unidade atende uma média de 140 pacientes diariamente, através de uma equipe composta por dois médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem, três funcionários administrativos e uma coordenadora. As instalações contam ainda com nove poltronas e duas macas, para acomodar os pacientes durante a aplicação do soro.
De acordo com Firmo, o atendimento é feito de forma rápida, com aplicação de soro e encaminhamento do paciente para observação, que pode ser feita em casa. O retorno à unidade é feito no dia seguinte, até a melhora do quadro. A coleta de sangue para os exames sorológicos é feita no próprio PA e o material é analisado em clínicas conveniadas ao município, o que acelera o diagnóstico da doença.